Carybé, o grande Artista Plástico do século XX

Carybé (1911 – 1997) – Artista 

O artista Hector Julio Páride Bernabó, mais conhecido como Carybé, nasceu no dia 7 de fevereiro de 1911 na cidade de Lanús, localizada na zona sul de Buenos Aires. Ele se tornaria famoso pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, entalhador, historiador e jornalista.

Formação: 1925 – Inicia atividades em artes freqüentando o ateliê de cerâmica do seu irmão mais velho, Arnaldo Bernabó, no Rio de Janeiro. 1927-1929 – Freqüenta a Escola Nacional de Belas Artes – Enba, no Rio de Janeiro 1958 – Recebe bolsa de estudos em Nova Iorque, Estados Unidos da América. Durante os quase 50 anos em que viveu na Bahia, Carybé desenvolveu uma profunda relação com a cultura e com os artistas de Salvador. As manifestações culturais locais, como o candomblé, a capoeira e o samba de roda, passaram a marcar a sua obra. Carybé morreu aos 86 anos, no dia 2 de outubro de 1997, em Salvador, durante uma cerimônia no próprio terreiro.

Carybé fez diversas ilustrações de livros para diversos autores da literatura, entre eles, Jorge Amado, Rubem Braga, Mário de Andrade e Gabriel García Marquez, além de ilustrar livros de sua autoria e co-autoria, como Olha o Boi e Bahia, Boa Terra Bahia, com Jorge Amado. Em 1981, após 30 anos de pesquisa, publica a Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia.

Recebe o título de Cavaleiro da Ordem do Mérito da Bahia, o Diploma “Honra ao Mérito Espiritual” Xangô das Pedrinhas ao Obá de Xangô, e o título de “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal da Bahia e a Medalha de Mérito Castro Alves, entre outros. O artista deixou como legado mais de 5.000 trabalhos, entre pinturas, desenhos, esculturas, esboços, cerâmicas e painéis.

Acervos de suas obras:

– Acervo Banco Itaú – São Paulo SP
– Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa (Portugal)
– Fundação Raymundo de Castro Maya – Rio de Janeiro RJ
– MAM/BA – Salvador BA
– MAM/SP – São Paulo SP
– MoMA – Nova York (Estados Unidos)
– Museu Afro-Brasileiro da UFBA – Salvador BA
– Museu da Cidade – Salvador BA
– Museu de Arte Contemporânea – Lisboa (Portugal)
– Museu de Arte da Bahia – Salvador BA
– Museu de Manchete – Rio de Janeiro RJ
– Museum Rade – Reinbek (Alemanha)
– Núcleo de Artes do Desenbanco – Salvador BA
– Pinacoteca Ruben Berta – Porto Alegre RS

Saravá Carybé

Fonte: TV Brasil / educacao.uol.com.br / Fundação Memorial da América Latina / Enciclopédia Itau Cultural / Imagem: Correio – O que a Bahia quer saber

carybequadro
Carybé, o grande artista plástico do século XX.

Para conhecer mais de seu trabalho ver Desenhos Carybé

Se gostou, ajude-nos a compartilhar nossa Historia e Consciência com o

JOGO DA VIDA 

Deixe um comentário