Origem

COMEÇA O JOGO DA VIDA – HISTÓRIA

“Em 1492, os nativos descobriram que eram índios. Descobriram que viviam num lugar chamado América. Descobriram que estavam nus, que existia o pecado. Descobriram que deviam obediência a um rei e uma rainha de outro mundo, e a um deus de outro céu. E que esse deus havia inventado a culpa e o vestido, e que mandou queimar vivo quem adorasse o sol, a luna, a terra e a chuva que a molha”. Eduardo Galeano, 1989, El libro de los abrazos (O livro dos abraços).

Abril 22 do ano 1500, chega uma frota de caravelas portuguesas comandadas por Pedro Álvares Cabral nas terras do atual Brasil, que já eram habitadas por vários povos indígenas. Lugar posteriormente batizado como Santa Cruz Cabralia, na Costa do Descubrimento, Bahia, Brasil.

À chegada dos navegantes,  uma grande família do árvore “pau-brasil” cobria boa parte do território que hoje é conhecido por Bahia. O Pau-brasil era muito utilizado para a construção, porque a madeira do seu tronco é muito rica e resistente. Os homens exploradores descobriram isso e começaram a cortar as árvores. Mas a principal fonte de sua riqueza é um colorante chamado “brasileína”. Ele foi muito usado para tingir roupas e para recarregar tinteiros cuja tinta era usada para escrever.

A exploração intensa da madeira de Pau-brasil trouxe muitas riquezas para o país. Mas pouco a pouco elas foram desaparecendo. É por isso que ficou a homenagem do nome: “Brasil”.

A primeira citação do vocábulo CAPOEIRA foi editado em 1577, feita pelo Padre Fernão Cardim (SJ) na obra: “Do Clima e da Terra do Brasil”, onde se destaca o texto:
“Ao lomgo de huma rossa que Frco. Frz., feitor da dita casa tem derrubado, saindo as capoeiras que foram de Anto. Frz.”. Em outras obras jesuíticas que se sucederam, novamente o vocábulo capoeira foi registrado, em todos mantendo o significado de vegetação secundária (Vieira, 2005).

Principalmente a partir de 1640 tende se a Acreditar que o vocábulo, de origem indígena Tupi, tenha servido para designar negros quilombolas como “negros das capoeiras”, posteriormente, como “negros capoeiras” e finalmente apenas como “capoeiras”, Viera 2005.

JOGO DA VIDA – A Metafísica da Capoeiragem